Pode ser uma imagem de texto

A campanha é fruto da mobilização dos movimentos negros e sociais que organizam atividades em referência ao 21 de março, o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela ONU em memória ao Massacre de Sharpeville.

Em 21 de março de 1960, na África do Sul, ocorreu uma manifestação pacífica contra o Regime do Apartheid e a Lei do Passe, que resultava na segregação racial da população negra e restrições de circulação. Durante a manifestação, policiais agrediram manifestantes, matando 69 pessoas e ferindo outras 186.

Em memória aos manifestantes e para fortalecer a luta contra o racismo, a participação de geral na campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo” é fundamental!

O Ginga estará na agenda em três atividade, vem cá ver!

Na sexta-feira (03/03), em parceria com a Rede Municipal de Educação de Niterói, conduziremos uma turma do ensino fundamental, no percurso feito na Pequena África, região central do Rio de Janeiro. Antecedendo o circuito, teremos a intervenção corporal “Respire”, de nossa artista Vanessa Alves, sobre a falta de empatia e respeito.

Na segunda-feira (13/03), às 19 horas no canal do Ginga YouTube, faremos a live “Cotas na docência universitária: perspectivas e desafios” com as Professora Marcia Lima (USP) e Ana Paula Silva (UFF) o Professor Ilzver Matos (Prefeitura de Aracaju). A mediação é da Professora Luena Nunes Pereira (UFRRJ). Analisaremos os casos de docentes negras e negros que são sistematicamente impedidos de tomar posse em concursos públicos nas universidades federais, por meio de medidas administrativas que contrariam às políticas de ação afirmativa das próprias universidades.

Na terça-feira (21/03), estaremos na atividade de encerramento da campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo”: Acontecerá uma marcha em 5 pontos históricos da Pequena África – O Largo da Prainha, a Pedra do Sal, o Jardim Suspenso, o Armazém das Docas e o Cais do Valongo. Em cada um desses pontos terá um historiador contando a história do local. Finalizando o percurso teremos a apresentação da performance “Prosa de Lavadeira”, da artista Vanessa Alves.